WordscopeProcura a tradução exata de uma palavra num dado contexto?
O Wordscope fez uma seleção de milhares de sites de qualidade para o ajudar!
Opiniões dos nossos clientes e parceiros«Utilizamos os serviços da Wordscope todos os dias. Esta ferramenta é uma excelente ajuda para procurar informações precisas e para esclarecer dúvidas sobre a tradução de um termo num contexto bem definido.»

Lionel Stassar
Diretor do Departamento de Tradução

Office National de l'emploi (ONEM, Instituto da Segurança Social)
Share this page!
   
Wordscope Video
«We the People, and the Republic we must reclaim - TED Talks -»

(vídeo com legendas em português)
Wordscope Video
«How to live to be 100+ - TED Talks -»

(vídeo com legendas em português)

Tradução de«ensino básico » (Português → Inglês) :

TERMINOLOGIA
see also In-Context Translations below
Professora do ensino básico | Professor do ensino básico | Professor do ensino básico/Professora do ensino básico

music teacher primary school | primary education teacher | educator in primary education | primary school teacher


Diretor de instituição do ensino básico | Diretora de escola primária | Diretor de escola primária | Diretor de instituição do ensino básico/Diretora de instituição do ensino básico

headteacher of primary school | primary education headteacher | headmaster of primary school | primary school head teacher


1.º e 2.º ciclo do ensino básico | primeira etapa do ensino básico

first stage of basic education | primary education


segunda etapa do ensino básico | terceiro ciclo do ensino básico

lower secondary education | second stage of basic education


ensino primário [ ensino básico | escola primária ]

primary education [ elementary education | primary school ]


ensino secundário | terceiro ciclo do ensino básico e ensino secundário

secondary education


organização interna dos estabelecimentos de ensino básico

primary school approaches | primary school processes | primary procedures | primary school procedures




ensino profissional [ escola profissional ]

vocational education [ commercial school | technical school | vocational school | Vocational training(STW) | professional education(UNBIS) ]


Centro Agronômico Tropical de Ensino e Pesquisa

Tropical Agriculture Research and Higher Education Center [ Tropical Agriculture Research and Training Center ]
IN-CONTEXT TRANSLATIONS
O «universo total» do inquérito, em termos estatísticos, deve ser o número total de alunos matriculados no último ano do terceiro ciclo do ensino básico (nível 2 da CITE) ou no segundo ano do ensino secundário (nível 3 da CITE), caso não seja ensinada uma segunda língua estrangeira no terceiro ciclo do ensino básico.

The "total population" of the survey, in statistical terms, should be the total number of pupils enrolled in the final year of lower secondary education (ISCED 2), or the second year of upper secondary education (ISCED 3), if a second foreign language is not taught at lower secondary education.


A facilitarem o acesso e a promoção das TIC e o desenvolvimento da competência digital através de um contacto com ferramentas digitais adequado à idade e da integração dessas ferramentas em todo o ensino pré-escolar e ensino básico, reconhecendo simultaneamente o importante papel dos pais e das famílias, bem como as diferentes necessidades de aprendizagem nas diferentes idades.

Facilitate access to and the promotion of ICT and the development of digital competence through age-appropriate exposure to, and the integration of, digital tools throughout early childhood education and primary education, whilst recognising the important role of parents and families, as well as the different learning needs at different ages.


A promoverem e a desenvolverem a cooperação, o intercâmbio de boas práticas e a aprendizagem mútua sobre a promoção da criatividade, da inovação e das competências digitais no ensino pré-escolar e no ensino básico, bem como através da aprendizagem não formal e informal.

Promote and develop cooperation, the exchange of good practice and mutual learning on the subject of fostering creativity, innovation and digital competences in early childhood education and primary education, as well as through non-formal and informal learning.


A envidarem esforços para promover a educação e a literacia mediáticas, em particular, a utilização segura e responsável das tecnologias digitais no ensino pré-escolar e no ensino básico.

Make efforts to promote media education and literacy, in particular, safe and responsible use of digital technologies in early childhood education and primary education.


Substitui os programas vigentes da UE em todos os domínios da educação, nomeadamente: o programa «Aprendizagem ao Longo da Vida» – Erasmus (ensino superior), Leonardo da Vinci (ensino profissional), Comenius (ensino básico e secundário), Grundtvig (educação de adultos), o programa «Juventude em Ação» e cinco programas de cooperação internacional (Erasmus Mundus, Tempus, Alfa e Edulink e o programa de cooperação com os países industrializados).

It replaces several existing EU programmes, covering all sectors of education: the Lifelong Learning Programme - Erasmus (higher education), Leonardo da Vinci (vocational education), Comenius (school education), Grundtvig (adult education), Youth in Action, and five international programmes (Erasmus Mundus, Tempus, Alfa, Edulink and the programme for cooperation with industrialised countries).


A Classificação Internacional Tipo da Educação (CITE 1997) abrange os seguintes níveis: Nível 0 - ensino pré-primário; Nível 1 – ensino primário ou primeiro ciclo do ensino básico; Nível 2 – ensino secundário inferior ou segundo ciclo do ensino básico; Nível 3 - ensino secundário (superior); Nível 4 - Ensino pós-secundário (não superior); Nível 5 – primeiro ciclo do ensino superior; Nível 6 – segundo ciclo do ensino superior.

The International Standard Classification of Education (I S C E D 1997) covers the following levels: level 0 - pre-primary education; level 1 - primary education or first stage of basic education; level 2 - lower secondary or second stage of basic education; level 3 - (upper) secondary education; level 4 - post-secondary non-tertiary education; level 5 - first stage of tertiary education; level 6 - second stage of tertiary education.


Além disso, o relatório abrange temas como a educação pré-escolar, a mobilidade intergeracional no ensino superior, os fatores que influenciam a despesa com a educação, as expectativas profissionais dos jovens com 15 anos de idade, a composição do corpo docente e o impacto dos exames no acesso aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ao ensino secundário e ao ensino superior.

The report also covers topics such as early childhood education systems, intergenerational mobility in higher education, factors that influence education spending, career expectations among 15-year-olds, the makeup of the teaching force and the impact of examinations on access to secondary and higher education.


Aplaude o facto de a taxa de frequência das raparigas no ensino básico (do 1.o ao 8.o ano) estar a aumentar e de o fosso entre géneros no ensino básico estar agora quase eliminado; considera, todavia, lamentável que o fosso entre géneros no ensino secundário tenha aumentado ligeiramente, e insta o Governo da Turquia a tomar todas as medidas necessárias para a redução desse fosso e a introduzir novas medidas com vista a assegurar que todas as crianças frequentem a escola;

Welcomes the fact that the participation of girls in primary education (grades 1-8) has been increasing and that the gender gap in primary education is now virtually closed; considers it regrettable, however, that the gender gap in secondary education has slightly widened, and urges the Turkish government to take all necessary action to diminish this gap and to introduce further measures to ensure that all children attend school;


35. Salienta que, a fim de garantir a participação das raparigas no ensino básico obrigatório e de evitar que sejam privadas da oportunidade de estudar ou forçadas a casamentos prematuros, é fundamental que, tal como sucede atualmente, a totalidade do sistema de ensino básico obrigatório formal consista de um bloco que não possa ser substituído por um ambiente de aprendizagem aberto ou pelo ensino à distância; manifesta, portanto, a sua preocupação relativamente à proposta legislativa que aumenta de 8 para 12 anos o ensino obrigatório, visando simultaneamente introduzir a possibilidade de optar por alternativas de ambientes de aprendizag ...[+++]

35. Stresses that in order to guarantee the participation of girls in compulsory primary education and to prevent them being deprived of their chances to study or being forced into early marriages, it is crucial that, as is currently the case, the entirety of the formal compulsory primary education system should consist of a block which cannot be replaced by open learning or distance education; is concerned, therefore, at the recent legislative proposal which increases compulsory education from 8 to 12 years but while doing so also aims at introducing the possibility to opt for open learning alternatives after the first four years of pri ...[+++]


Aplaude o facto de a taxa de frequência das raparigas no ensino básico (do 1.o ao 8.o ano) estar a aumentar e de o fosso entre géneros no ensino básico estar agora quase eliminado; considera, todavia, lamentável que o fosso entre géneros no ensino secundário tenha aumentado ligeiramente, e insta o Governo da Turquia a tomar todas as medidas necessárias para a redução desse fosso e a introduzir novas medidas com vista a assegurar que todas as crianças frequentem a escola.

Welcomes the fact that the participation of girls in primary education (grades 1-8) has been increasing and that the gender gap in primary education is now virtually closed; considers it regrettable, however, that the gender gap in secondary education has slightly widened, and urges the Turkish government to take all necessary action to diminish this gap and to introduce further measures to ensure that all children attend school.


A envidarem esforços para promover a educação e a literacia mediáticas, em particular, a utilização segura e responsável das tecnologias digitais no ensino pré-escolar e no ensino básico.

Make efforts to promote media education and literacy, in particular, safe and responsible use of digital technologies in early childhood education and primary education.


A promoverem e a desenvolverem a cooperação, o intercâmbio de boas práticas e a aprendizagem mútua sobre a promoção da criatividade, da inovação e das competências digitais no ensino pré-escolar e no ensino básico, bem como através da aprendizagem não formal e informal.

Promote and develop cooperation, the exchange of good practice and mutual learning on the subject of fostering creativity, innovation and digital competences in early childhood education and primary education, as well as through non-formal and informal learning.


A facilitarem o acesso e a promoção das TIC e o desenvolvimento da competência digital através de um contacto com ferramentas digitais adequado à idade e da integração dessas ferramentas em todo o ensino pré-escolar e ensino básico, reconhecendo simultaneamente o importante papel dos pais e das famílias, bem como as diferentes necessidades de aprendizagem nas diferentes idades.

Facilitate access to and the promotion of ICT and the development of digital competence through age-appropriate exposure to, and the integration of, digital tools throughout early childhood education and primary education, whilst recognising the important role of parents and families, as well as the different learning needs at different ages.


Para além do ensino básico, a UE deveria apoiar a educação, a investigação, o acesso ao conhecimento e a transferência de competências como um processo ao longo de toda a vida: do ensino básico ao ensino superior e ao ensino profissional.

Beyond primary education, the EU should support education, research and access to knowledge and transfer of know-how as a lifelong process: from secondary and higher to vocational education.


30. Solicita à comunidade de doadores que apoie o ensino de tecnologias da informação e da comunicação nos casos em que o nível do ensino básico o permita;

30. Calls on the donor community to support education in the Information and Communication Technologies, where the basic education level makes this possible;


1. Regozija-se com a realização da sessão especial da Assembleia Geral da ONU sobre as crianças e reconhece que esta Conferência oferece uma oportunidade única para sublinhar a importância crucial do ensino básico para todos;

1. Welcomes the UN Special Session on Children and recognises that this Conference is a vital opportunity to highlight the critical importance of basic education for all;


S. Considerando que o acesso de todos ao ensino básico constitui uma condição prévia para modelos de globalização mais equitativos e para o fim da privação do acesso à sociedade da informação,

S. believing that the achievement of basic education for all is a precondition for more equitable patterns of globalisation, and for the closure of the digital divide,


D. Considerando que o primeiro projecto de conclusões revisto da sessão especial da Assembleia Geral das ONU sobre as crianças destaca dez aspectos essenciais, incluindo a necessidade de todas as raparigas e todos rapazes terem acesso a um ensino básico obrigatório, gratuito e de boa qualidade,

D. whereas the first revised draft outcome document for the UN Special Session on Children highlighted ten imperatives, including that, "all girls and boys must receive a compulsory, free basic education of good quality”,


2. Promoção de métodos inovadores desde o ensino básico até à universidade No intuito de melhorar a aptidão linguística, e tendo em conta as inevitáveis limitações da carga horária atribuída às aulas de línguas, poderiam introduzir-se várias medidas inovadoras destinadas a reforçar a eficácia do ensino das línguas, nomeadamente: - períodos de ensino intensivos; - a possibilidade de os professores em regime de mobilidade, em licença sabática ou convidados a darem aulas na sua língua materna, desde que seja uma das línguas da União; - ensino numa língua estrangeira de disciplinas que não as línguas, em cursos em que é ministrado um ensino ...[+++]

2. Promoting innovative methods in schools and universities With the aim of improving language skills and in view of the inevitable timetable constraints on language classes, a range of innovative methods to make language teaching and learning more effective could be introduced, in particular: - periods of intensive teaching and learning; - the opportunity for teaching staff on mobility schemes or on sabbatical leave and visiting teaching staff whose mother tongue is one of the languages of the European Union to be able to teach in that language; - the teaching of classes in a foreign language for disciplines other than languages, provid ...[+++]


Como sequência das resoluções do Conselho nesta área, é necessário: - dar aos países parceiros meios para definirem e implementarem as suas próprias políticas de ensino e formação; garantir a continuidade e a sustentabilidade do empenho a médio e longo prazo por parte dos governos e dos dadores; - apoiar a melhoria da eficácia dos sistemas de ensino e formação; a melhoria do acesso ao ensino deve ser acompanhada de uma qualidade mínima, a fim de que os alunos adquiram os conhecimentos, as capacidades e os hábitos necessários, o que implica a promoção de uma gestão eficaz das estruturas do ensino e formação, da sua qualidade e aplicabilidade, e do conceito de igualdade entre os sexos; os custos do ensino básico ...[+++]

As a follow-up to the relevant Council Resolution it is necessary to: - enable partner countries to define and implement their own education and training policies; to ensure continuity and sustainability, medium- and long-term commitment on the part of governments as well as donors is required; - support improvements in the effectiveness of education and training systems; improved access to education must be accompanied by minimum quality if pupils are to gain the necessary knowledge, skills and attitudes; this requires promoting efficient management, quality, relevance and gender sensitivity of education and training structures; cost to parents for basic education ...[+++]