WordscopeProcura a tradução exata de uma palavra num dado contexto?
O Wordscope fez uma seleção de milhares de sites de qualidade para o ajudar!
Opiniões dos nossos clientes e parceiros«Utilizamos os serviços da Wordscope todos os dias. Esta ferramenta é uma excelente ajuda para procurar informações precisas e para esclarecer dúvidas sobre a tradução de um termo num contexto bem definido.»

Lionel Stassar
Diretor do Departamento de Tradução

Office National de l'emploi (ONEM, Instituto da Segurança Social)
Share this page!
   
Wordscope Video
«Ouvindo a vergonha - TED Talks -»

(vídeo com legendas em português)

Tradução de«ensino primário » (Português → Inglês) :

TERMINOLOGIA
see also In-Context Translations below
ensino primário [ ensino básico | escola primária ]

primary education [ elementary education | primary school ]


ensino primário

elementary cycle | elementary education | primary education


escola primária | estabelecimento de ensino primário

primary educational establishment


Ministro do Ensino Primário e Secundário e da Formação de Adultos

Minister for Schools and Adult Education


resultado primário | resultado fiscal primário | saldo fiscal primário | saldo primário

primary fiscal balance | primary balance




ensino profissional [ escola profissional ]

vocational education [ commercial school | technical school | vocational school | Vocational training(STW) | professional education(UNBIS) ]


Professora de Literatura do ensino secundário | Professora de Literatura Portuguesa do ensino secundário | Professor de Literatura do ensino secundário/Professora de Literatura do ensino secundário | Professora de Literatura Inglesa do ensino secundário

english literature teacher | english literature teacher in secondary schools | literature teacher secondary school | secondary school literature tutor




país exportador de produtos primários

primary exporting country
IN-CONTEXT TRANSLATIONS
Educação || Garantir o acesso e a possibilidade de concluir um ciclo de ensino básico de qualidade, extensível ao primeiro ciclo do ensino secundário, tanto para os rapazes como para as raparigas Poderá incluir o desenvolvimento na primeira infância, a conclusão do ensino primário e do primeiro ciclo do ensino secundário, a transição do ensino primário para o primeiro ciclo do ensino secundário || Assegurar a aquisição de uma vasta gama de competências básicas, transferíveis e técnicas para que todos possam participar plenamente na sociedade Poderá incluir os resultados da aprendizagem, a disponibilidade e a qualificação dos professores ...[+++]

Education || Ensure access to and completion of a full cycle of quality basic education including lower secondary, equally to boys and girls Could include early childhood development, completion of primary and lower secondary education, transition from primary to lower secondary education || Ensure comprehensive basic, transferrable and technical skills for all to fully participate in society Could include learning outcomes, availability and qualification of teachers, education to work transition, education and training opportunities for adults || Reduce the illiteracy rate amongst the adult population Could include adult and youth liter ...[+++]


Ao cumprirem o seu compromisso no sentido de proporcionarem o ensino de, pelo menos, duas línguas estrangeiras desde uma idade muito precoce, os Estados-Membros devem considerar se é necessário ajustar os currículos do primeiro ciclo do ensino básico e se se impõe a formação, bem como a afectação de mais professores especializados e outros recursos de ensino e aprendizagem aos estabelecimentos do ensino primário e pré-primário.

In implementing their commitment to teach at least two foreign languages from a very early age, Member States should consider whether adjustments are necessary to primary school curricula, and whether provision for the training and deployment of additional specialist teaching staff and other teaching and learning resources in primary and pre-primary schools is adequate.


Como segunda língua, o francês é escolhido essencialmente nos países europeus (aprendem francês 3% dos alunos do ensino primário e 24% dos estudantes do ensino secundário), ao passo que o alemão é uma língua popular nos países em vias de adesão (aprendem alemão 12% dos alunos do ensino primário e 30% dos estudantes do ensino secundário) (Comissão, EAC, 2003).

As a second language French is predominantly chosen by European countries (3% of primary pupils and 24% secondary students learn French), whereas German is a popular language for acceding countries (12% of primary pupils and 30% of secondary students learn German) (Comm, EAC, 2003).


A existência de estruturas de acolhimento e de ensino pré-escolar de elevada qualidade constitui a base de um sistema de ensino eficaz e equitativoEstas estruturas preparam as crianças para o ensino primário, fomentam o desempenho académico a todos os níveis futuros e têm um impacto particularmente positivo nas crianças oriundas de meios desfavorecidos ou de origem migrante.O programa PISA revela que os jovens de 15 anos que não frequentaram o ensino pré-escolar têm um risco três vezes superior de terem baixo aproveitamento escolar do que os que frequentaram esse tipo de ensino durante mais de um ano Investir em estruturas de acolhimento ...[+++]

High quality early childhood education and care lays the foundation of an effective and equitable education systemIt prepares children for primary education, boosts academic performance at all future levels, and has a particularly positive impact for children from disadvantaged and migrant backgrounds.PISA shows that 15 year olds who had not attended pre-primary education have a three times greater risk of being low performers than those who had attended it for more than one year. Investing in early childhood education and care reduces the need for higher levels of spending at later ...[+++]


Desde 2007, a Lituânia recebeu 76 milhões de euros de financiamento da UE no âmbito do programa de aprendizagem ao longo da vida: 39 milhões de euros de financiamento Erasmus para o ensino superior, 19 milhões de euros para o ensino e a formação profissionais (Leonardo da Vinci), 13 milhões de euros para a cooperação entre estabelecimentos de ensino primário e secundário (Comenius) e 5 milhões de euros para a educação de adultos (Grundtvig).

Since 2007, Lithuania has received €76 million in EU funding from the Lifelong Learning Programme; this includes €39 million in Erasmus funding for higher education, €19 million for vocational education and training (Leonardo da Vinci), €13 million for cooperation between primary and secondary schools (Comenius), and €5 million for adult education (Grundtvig).


A Classificação Internacional Tipo da Educação (CITE 1997) abrange os seguintes níveis: Nível 0 - ensino pré-primário; Nível 1 – ensino primário ou primeiro ciclo do ensino básico; Nível 2 – ensino secundário inferior ou segundo ciclo do ensino básico; Nível 3 - ensino secundário (superior); Nível 4 - Ensino pós-secundário (não superior); Nível 5 – primeiro ciclo do ensino superior; Nível 6 – segundo ciclo do ensino superior.

The International Standard Classification of Education (I S C E D 1997) covers the following levels: level 0 - pre-primary education; level 1 - primary education or first stage of basic education; level 2 - lower secondary or second stage of basic education; level 3 - (upper) secondary education; level 4 - post-secondary non-tertiary education; level 5 - first stage of tertiary education; level 6 - second stage of tertiary education.


Manifesta a sua preocupação perante o elevado nível de analfabetismo entre os Roma e considera essencial conceber e desenvolver programas que garantam uma educação de qualidade a nível do ensino primário, secundário e universitário às jovens e às mulheres Roma, incluindo estratégias destinadas a facilitar a sua transição do ensino primário para o secundário, promovendo, em simultâneo, a compreensão da cultura e dos valores dos Roma, tanto no seio desta população, como fora dela.

Expresses its concern at the high rate of illiteracy among the Roma people and deems it essential that programmes are designed and developed which ensure quality primary, secondary and tertiary education for Roma girls and women, including strategies to facilitate their transition from primary to secondary school and promote, throughout the whole process, greater understanding of Roma cultural heritage, history and values among Roma and non-Roma people.


Globalmente, registaram-se progressos significativos e contínuos na redução da pobreza extrema, bem como na consecução de outros objectivos como o ensino primário universal, a igualdade de género no ensino primário e o acesso à água.

Globally, there has been strong and sustained progress in reducing extreme poverty as well as on other goals such as universal primary education, gender equality in primary education and access to water.


Esta acção contribuiria fortemente para a realização do ODM 2 (consecução do ensino primário universal) e abriria o caminho para a realização do ODM 3: "assegurar o ensino primário universal, indicando como meta zelar por que, em 2015, em todo o mundo, as crianças dos dois sexos possam terminar um ciclo completo de ensino primário".

This action would strongly contribute to achieve MDG 2 (Achieve universal primary education) and show the way towards the target (MDG target 3) to "ensure that, by 2015, children everywhere, boys and girls alike, will be able to complete a full course of primary schooling".


Nessa resolução, o Conselho recordou o seu forte empenhamento nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, dos quais fazem parte assegurar o ensino primário universal até 2015 e eliminar a disparidade entre os géneros no ensino primário e secundário de preferência até 2005 e em todos os níveis de ensino até 2015, o mais tardar.

In that Resolution the Council recalled its strong commitment to the Millennium Development Goals, which include achieving universal primary education by 2015 and eliminating gender disparity in primary and secondary education preferably by 2005 and to all levels of education no later than 2015.


(EN)O segundo Objectivo de Desenvolvimento do Milénio é o de "chegar a assegurar um ensino primário universal", que visa assegurar que, até 2015, as crianças de todos os países, tanto rapazes como raparigas, possam concluir pelo menos o ensino primário completo.

(EN)The second Millennium Development Goal is to "Achieve universal primary education" aims to "ensure that, by 2015, children everywhere, boys and girls alike, will be able to complete a full course of primary schooling".


Além disso, estudos recentes sublinham, por exemplo, que 54% dos imigrantes Med-MENA (Países Mediterrânicos, do Médio Oriente e da África do Norte) da primeira geração titulares de um diploma universitário residem no Canadá e nos EUA, enquanto 87% dos que não concluíram o ensino primário, ou que possuem apenas um diploma do ensino primário ou secundário, se encontram na Europa[14].

Furthermore, recent studies highlight for example that 54% of Med-MENA first-generation immigrants with a university degree reside in Canada and the USA, while 87% of those having a lower than primary, a primary or a secondary level education are in Europe[14].


Como segunda língua, o francês é escolhido essencialmente nos países europeus (aprendem francês 3% dos alunos do ensino primário e 24% dos estudantes do ensino secundário), ao passo que o alemão é uma língua popular nos países em vias de adesão (aprendem alemão 12% dos alunos do ensino primário e 30% dos estudantes do ensino secundário) (Comissão, EAC, 2003).

As a second language French is predominantly chosen by European countries (3% of primary pupils and 24% secondary students learn French), whereas German is a popular language for acceding countries (12% of primary pupils and 30% of secondary students learn German) (Comm, EAC, 2003).


1. Salienta que um ensino primário universal, obrigatório, gratuito, público e de elevada qualidade, que garanta às crianças pelo menos seis anos de ensino primário, constitui a base de uma estratégia de educação que inclua o ensino secundário, terciário, a formação profissional e o ensino para adultos; além disso, salienta que a promoção de um ensino primário de elevada qualidade, e especialmente o acesso das raparigas ao mesmo, deve ser a principal prioridade da estratégia de desenvolvimento para a educação da UE e dos Estados-Membros;

1. Emphasises that universal, compulsory, free, public and high-quality primary education, which provides children with at least six years of primary education, is the foundation for an education strategy which encompasses secondary, tertiary, vocational and adult education; emphasises, further, that promoting high-quality primary education, and especially girls' access thereto, should be the top priority of the EU's and Member States' development strategy for education;


1. Salienta que o ensino primário universal, obrigatório, gratuito, público e de elevada qualidade, que garanta às crianças pelo menos seis anos de ensino primário, constitui a base de uma estratégia de educação que inclua o ensino secundário, terciário, a formação profissional e o ensino para adultos, e que a promoção de um ensino primário de elevada qualidade, e especialmente o acesso das raparigas ao mesmo, deve ser a principal prioridade da estratégia de desenvolvimento para a educação da UE e dos Estados‑Membros;

1. Emphasises that universal, compulsory, free, public and high-quality primary education, which provides children with at least six years of primary education, is the foundation for an education strategy which encompasses secondary, tertiary, vocational and adult education; emphasises, further, that promoting high-quality primary education, and especially girls' access thereto, should be the top priority of the EU's and Member States' development strategy for education;


Ao cumprirem o seu compromisso no sentido de proporcionarem o ensino de, pelo menos, duas línguas estrangeiras desde uma idade muito precoce, os Estados-Membros devem considerar se é necessário ajustar os currículos do primeiro ciclo do ensino básico e se se impõe a formação, bem como a afectação de mais professores especializados e outros recursos de ensino e aprendizagem aos estabelecimentos do ensino primário e pré-primário.

In implementing their commitment to teach at least two foreign languages from a very early age, Member States should consider whether adjustments are necessary to primary school curricula, and whether provision for the training and deployment of additional specialist teaching staff and other teaching and learning resources in primary and pre-primary schools is adequate.


Pode ser efectuada uma constatação similar para as despesas públicas per capita: o número de estudantes que inicia o ensino primário estabilizou nestes últimos anos, após um período prolongado de declínio. Contudo, esta redução foi compensada pelo facto de os estudantes permanecerem mais tempo no sistema educativo, o que significa que a despesa per capita permaneceu mais ou menos estável a nível global, mas aumentou nos níveis do ensino primário e secundário.

A similar observation applies concerning per capita public expenditure: the number of new entrants to primary education has stabilised in recent years after a prolonged period of decline, but this decline has been offset by students staying longer in education, which means that the per capita expenditure remained about stable overall, but increased with respect to primary and secondary school-age people.


O projecto melhorará o acesso ao ensino primário nas zonas interiores rurais da Namibia, contribuindo, de igual modo, para uma distribuição mais equitativa das instalações de escolas primárias e para a melhoria da qualidade do nível de ensino primário através da melhoria do ambiente escolar.

The project will improve accessibility to primary education in the remote rural areas of Namibia. It will further contribute to a more equitable distribution of primary school facilities, and improve the quality of primary level education by creating a better learning environment.


ÍNDIA Apoio ao sector do ensino 150 000 000 ECUS primário AJUDA NÃO REEMBOLSÁVEL Aplicando o conceito de ajustamento sectorial, este programa visa apoiar os esforços do governo Indiano na aplicação de medidas políticas em matéria de alfabetização e de financiamento do ensino primário pelo sector público.

INDIA Primary education ECU 150 000 000 GRANT The programme will support the Indian government's bid to enhance its policies on literacy and public financing of primary education, applying the concept of sectoral adjustment.


91. Reconhecemos a necessidade e estamos empenhados em apoiar uma abordagem do ensino explicitamente orientada para a erradicação da pobreza e em concentrar mais os esforços em amplas abordagens sectoriais do ensino, incluindo a realização do objectivo do ensino primário para todos, e em aumentar a coordenação entre doadores para este efeito.

91. We recognise the need and are committed to support an approach to education that is explicitly targeted at poverty eradication, and increasing the focus on sector wide approaches to education, which include the achievement of universal primary education, and to increase co-ordination among donors to this end.