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Lionel Stassar
Diretor do Departamento de Tradução
Office National de l'emploi (ONEM, Instituto da Segurança Social)
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(vídeo com legendas em português)
Tradução de«estabelecimento de ensino » (Português → Inglês) :
TERMINOLOGIA
see also In-Context Translations below estabelecimento de ensino [ escola | estabelecimento escolar ]
educational institution [ school | teaching institution ]
estabelecimento de ensino profissional
vocational training school
Programa de apoio às ações de cooperação para o desenvolvimento entre universidades e estabelecimentos de ensino superior da Europa e dos países terceiros mediterrânicos | Programa de apoio às ações de cooperação para o desenvolvimento entre universidades e estabelecimentos de ensino superior da Europa e dos países terceiros mediterrânicos (PTM) | MED-CAMPUS [Abbr.]
Programme to support development cooperation schemes between the universities and higher educational establishments of Europe and the Mediterranean non-member countries | Programme to support development cooperation schemes between the universities and higher educational establishments of Europe and the Mediterranean non-member countries (MNCs) | MED-CAMPUS [Abbr.]
organização interna dos estabelecimentos de ensino básico
primary school approaches | primary school processes | primary procedures | primary school procedures
inspecionar estabelecimentos de ensino
investigate education institutions | scrutinise education institutions | audit education institutions | inspect education institutions
organização interna dos estabelecimentos de ensino pós-secundário
post-secondary school methods | post-secondary school processes | post-secondary procedures | post-secondary school procedures
estabelecimentos de ensino | instituição educacional
educational institution
estabelecimento educacional [ instituição de ensino ]
educational institution
ensino
teaching [ tuition ]
ensino profissional [ escola profissional ]
vocational education [ commercial school | technical school | vocational school | Vocational training(STW) | professional education(UNBIS) ]
tipos de transação para as despesas das famílias: pagamentos aos estabelecimentos públicos (líquidos), pagamentos aos estabelecimentos privados (líquidos), pagamentos de bens e serviços de educação que não a estabelecimentos de ensino; facultativas: propinas pagas aos estabelecimentos por serviços auxiliares, pagamentos relativos a bens pedidos direta e indiretamente pelos estabelecimentos de ensino, pagamentos relativos a bens não diretamente necessários para participação, pagamentos para lições privadas,
types of transaction for expenditure of households: payments to public institutions (net), payments to private institutions (net), payments for educational goods and services other than to educational institutions; optional: fees paid to institutions for ancillary services, payments on goods requested directly or indirectly by educational institutions, payments on goods not directly needed for participation, payments for private tutoring,
2. O segundo Estado-Membro pode exigir que o estabelecimento de ensino superior no primeiro Estado-Membro, o estabelecimento de ensino superior no segundo Estado-Membro ou o estudante notifiquem as autoridades competentes do primeiro e do segundo Estados-Membros da intenção do estudante de realizar parte dos estudos no estabelecimento de ensino superior do segundo Estado-Membro.
2. The second Member State may require the higher education institution in the first Member State, the higher education institution in the second Member State or the student to notify the competent authorities of the first Member State and of the second Member State of the intention of the student to carry out part of the studies in the higher education institution in the second Member State.
2. O segundo Estado-Membro pode exigir que o estabelecimento de ensino superior no primeiro Estado-Membro, o estabelecimento de ensino superior no segundo Estado-Membro ou o estudante notifiquem as autoridades competentes do primeiro e do segundo Estados-Membros da intenção do estudante de realizar parte dos estudos no estabelecimento de ensino superior do segundo Estado-Membro.
2. The second Member State may require the higher education institution in the first Member State, the higher education institution in the second Member State or the student to notify the competent authorities of the first Member State and of the second Member State of the intention of the student to carry out part of the studies in the higher education institution in the second Member State.
(b) No âmbito d
o programa Erasmus (ensino superior) e do programa «Erasmus Mundus» (cooperação internacional no domínio ensino superior), o objetivo consiste em reforçar a excelência e a qualidade no Espaço Europeu do Ensino Superior e a sua capacidade de atração num contexto global, através do aumento da transparência e do reconhecimento de todas as suas qualificações de ensino superior, do aumento da mobilidade dos estudantes e do pessoal para fins de aprendizagem e mediante a cooperação e a promoção da qualidade de programas de diplo
mas conjuntos entre estabelecimentos de ensino ...[+++] superior de países participantes, bem como entre estabelecimentos de ensino superior de países participantes e de países terceiros; Em particular, reforçará o contributo do ensino superior para o processo de inovação, desenvolvendo, para o efeito, a cooperação entre estabelecimentos de ensino superior e institutos de investigação, as empresas e as comunidades locais;
(b) In the field of Erasmus (higher education), and Erasmus Mundus (international cooperation in higher education), the Programme shall aim to strengthen excellence and quality in the European Higher Education Area and its attractiveness in a global context, through increased transparency and recognition of all its higher education qualifications, increased student and staff learning mobility and through cooperation and the promotion of the quality of joint degree programmes among
higher education institutions of participating countries, as well as among
higher education institutions ...[+++]of participating countries and those of third countries. In particular, it shall reinforce the contribution of higher education to the process of innovation, through improved cooperation between higher education and research institutions, enterprises and local communities;tipos de transação para as despesas das famílias: pagamentos aos estabelecimentos públicos (líquidos), pagamentos aos estabelecimentos privados (líquidos), pagamentos de bens e serviços de educação que não a estabelecimentos de ensino; facultativas: propinas pagas aos estabelecimentos por serviços auxiliares, pagamentos relativos a bens pedidos direta e indiretamente pelos estabelecimentos de ensino, pagamentos relativos a bens não diretamente necessários para participação, pagamentos para lições privadas,
types of transaction for expenditure of households: payments to public institutions (net), payments to private institutions (net), payments for educational goods and services other than to educational institutions; optional: fees paid to institutions for ancillary services, payments on goods requested directly or indirectly by educational institutions, payments on goods not directly needed for participation, payments for private tutoring,
c) b) «Estudante do ensino superior», o nacional de um país terceiro que tenha sido aceite por um estabelecimento de ensino superior e admitido no território de um Estado-Membro para frequentar, a título de atividade principal, um programa de estudos a tempo inteiro conducente à obtenção de um título do ensino superior reconhecido pelo Estado-Membro — nomeadamente, um diploma, um certificado ou um doutoramento — num estabelecimento de ensino superior, o que poderá abranger um curso de preparação para tais estudos nos termos da sua legislação nacional;
(c) (b)‘student’ means a third-country national accepted by an establishment of higher education and admitted to the territory of a Member State to pursue as his/her main activity a full-time course of study leading to a higher education qualification recognised by the Member State, including diplomas, certificates or doctoral degrees in an establishment of higher education, which may cover a preparatory course prior to such education according to its national legislation;
Os consórcios devem incluir, no mínimo, cinco estabelecimentos de ensino superior de, pelo menos, três países europeus e estabelecimentos de ensino superior de países não-UE.
Consortia must include a minimum of five higher education institutions from at least three European countries and higher education institutions from non-EU countries.
7. Exorta os Estados-Membros a modernizar e melhorar as suas políticas em matéria de educação física, principalmente para que haja um equilíbrio entre as actividades físicas e intelectuais durante o período escolar, a investir em instalações desportiv
as de qualidade nos estabelecimentos de ensino e nos centros de treino e a tomar as medidas adequadas para tornar as instalações desportivas dos estabelecimentos de
ensino e os cursos desportivos neles ministrados acessíveis a todos os estudantes, incluindo os portadores de deficiência; sugere que seja dado apoio a uma vasta gama de actividades despo
...[+++]rtivas, a fim de que cada estudante tenha realmente a possibilidade de participar em diferentes modalidades; convida os Estados-Membros a apoiar a exigência de aumentar o tempo lectivo consagrado à educação física; convida os Estados-Membros a promover o reconhecimento jurídico das instituições e organizações que contribuem para uma melhor integração das actividades desportivas nos infantários e nas escolas; é favorável à concessão de incentivos aos clubes desportivos que celebrem acordos de colaboração com escolas, estabelecimentos de ensino, centros de jovens, e outras organizações comunitárias ou benévolas envolvidas em projectos no domínio da aprendizagem ao longo da vida;
7. Encourages Member States to modernise and improve their physical education polici
es - principally to ensure that a balance is struck between physical and intellectual activities in schools - to invest in quality sports facilities and take appropriate measures to make sports premises and sports curricula at schools accessible to all students, with proper regard being paid to the needs of disabled students; suggests that support is forthcoming for a wide range of sporting activities so that every student has a real opportunity to participate in different sports; calls on the Member States to support the requirement to increase the time
...[+++]spent on physical education in schools; to promote the legal recognition of institutions and organisations which contribute to better integration of sports activities in schools and preschools; favours granting incentives to sports clubs having collaboration agreements with schools, educational establishments, youth centres, and other community or voluntary organisations involved in lifelong learning projects;19. Exorta os Estados-Membros a modernizar e melhorar as suas políticas em matéria de educação física, principalmente para que haja um equilíbrio entre as actividades físicas e intelectuais durante o período escolar, a investir em instalações desportiv
as de qualidade nos estabelecimentos de ensino e nos centros de treino e a tomar as medidas adequadas para tornar as instalações desportivas dos estabelecimentos de
ensino e os cursos desportivos neles ministrados acessíveis a todos os estudantes, incluindo os portadores de deficiência; sugere que seja dado apoio a uma vasta gama de actividades desp
...[+++]ortivas, a fim de que cada estudante tenha realmente a possibilidade de participar em diferentes modalidades; convida os Estados Membros a apoiar a exigência de aumentar o tempo lectivo consagrado à educação física e a promover o reconhecimento jurídico das instituições e organizações que contribuem para uma melhor integração das actividades desportivas nos infantários e nas escolas; é favorável à concessão de incentivos aos clubes desportivos que celebrem acordos de colaboração com escolas, estabelecimentos de ensino, centros de jovens, e outras organizações comunitárias ou de voluntariado envolvidas em projectos no domínio da aprendizagem ao longo da vida;
19. Encourages Member States to modernise and improve their physical education polici
es - principally to ensure that a balance is struck between physical and intellectual activities in schools - to invest in quality sports facilities and take appropriate measures to make sports premises and sports curricula at schools accessible to all students, with proper regard being paid to the needs of disabled students; suggests that support is forthcoming for a wide range of sporting activities so that every student has a real opportunity to participate in different sports; calls on the Member States to support the requirement to increase the time
...[+++] spent on physical education in schools; to promote the legal recognition of institutions and organisations which contribute to better integration of sports activities in schools and preschools; favours granting incentives to sports clubs having collaboration agreements with schools, educational establishments, youth centres, and other community or voluntary organisations involved in lifelong learning projects;educador(a) em estabelecimentos de ensino especial e em centros de serviços sociais ("vychovávatel" v špeciálnych výchovných zariadeniach a v zariadeniach sociálnych sluÿieb") que corresponde a uma formação com uma duração total de pelo menos catorze anos, incluindo oito a nove anos de ensino básico, quatro anos num estabelecimento de ensino secundário especializado em pedagogia ou noutro estabelecimento de ensino secundário e dois anos de estudos pedagógicos suplementares, a tempo parcial.
educator at special educating facilities and at social service facilities ("vychovávatel" v špeciálnych výchovných zariadeniach a v zariadeniach sociálnych služieb"), which represents education of a total duration of at least 14 years, comprising 8/9 years of basic education, 4 years of study at secondary pedagogical school or at another secondary school and 2 years of supplementary part-time pedagogical study.
6. No caso dos diplomas concedidos em conformidade com os métodos mencionados no nº 5, o Estado-Membro em cujo território tem lugar a actividade de ensino terá o direito de
aplicar a qualquer estabelecimento de ensino estabelecido no seu território que colabore com o estabelecimento de ensino que emite os diplomas e esteja estabelecido e reconhecido noutro Estado-Membro, os mesmos mecanismos que utiliza para controlar a qualidade do ensino universitário no seu território, fixando regras rigorosas no que diz respeito ao ensino e, de um modo geral, às condições de realização dos estudos, de forma a garantir um ensino universitário de eleva
...[+++]da qualidade.
6. In the case of diplomas awarded in accordance with the methods referred to in paragraph 5, the Member State in whose territory the educational activity takes place shall have the right to apply to any educational institution established in its territory which collaborates with the educational institution that issues the degrees and which is established and recognised in another Member State the same mechanisms as those it uses to control the quality of university education in its territory, by setting strict rules regarding teaching and, in general, the conditions of studies, so as to achieve high-quality university education.
«Estudante do ensino superior», o nacional de um país terceiro que tenha sido aceite por um estabelecimento de ensino superior e admitido no território de um Estado-Membro para frequentar, a título de actividade principal, um programa de estudos a tempo inteiro conducente à obtenção de um título do ensino superior reconhecido pelo Estado-Membro — nomeadamente, um diploma, um certificado ou um doutoramento — num estabelecimento de ensino superior, o que poderá abranger um curso de preparação para tais estudos nos termos da sua legislação nacional;
‘student’ means a third-country national accepted by an establishment of higher education and admitted to the territory of a Member State to pursue as his/her main activity a full-time course of study leading to a higher education qualification recognised by the Member State, including diplomas, certificates or doctoral degrees in an establishment of higher education, which may cover a preparatory course prior to such education according to its national legislation;
«Estudante do ensino superior», o nacional de um país terceiro que tenha sido aceite por um estabelecimento de ensino superior e admitido no território de um Estado-Membro para frequentar, a título de actividade principal, um programa de estudos a tempo inteiro conducente à obtenção de um título do ensino superior reconhecido pelo Estado-Membro — nomeadamente, um diploma, um certificado ou um doutoramento — num estabelecimento de ensino superior, o que poderá abranger um curso de preparação para tais estudos nos termos da sua legislação nacional.
‘student’ means a third-country national accepted by an establishment of higher education and admitted to the territory of a Member State to pursue as his/her main activity a full-time course of study leading to a higher education qualification recognised by the Member State, including diplomas, certificates or doctoral degrees in an establishment of higher education, which may cover a preparatory course prior to such education according to its national legislation.
Ao anexo D foram acrescentadas, para os Países Baixos, as formações ministradas nos estabelecimentos de ensino secundário profissional e as formações profissionais, bem como, para a Áustria, as formações ministradas nos estabelecimentos de ensino profissional superior, nos estabelecimentos de ensino superior no domínio da agricultura e da silvicultura, nas escolas de mestres-artesãos, nos cursos de mestres-artesãos e nas escolas de formação de artesãos no domínio da construção.
To Annex D training courses in Dutch colleges for intermediate vocational training and in the apprenticeship system were added as well as training courses in Austrian higher vocational schools, higher education establishments for agriculture and forestry, master schools, master classes and building craftsmen schools.
(7) Considerando que as transformações tecnológicas e económicas e as suas consequências no mercado de trabalho lanç
am novos reptos aos estabelecimentos de ensino superior e que, por um lado, os desafios resultantes da abertura do mercado mundial e, por outro lado, o constante aumento do afluxo aos estabelecimentos de
ensino superior, obrigam os Estados-membros a enfrentar a tarefa de organizarem os seus sistemas de
ensino superior e as relações destes com o Estado e a sociedade por forma a que sejam respeitadas as normas académicas existentes, os objectivos de formação, os p
...[+++]adrões de qualidade, a autonomia e/ou a independência dos estabelecimentos de ensino superior, segundo as estruturas pertinentes de cada Estado-membro, bem como a necessidade de prestar contas ao público e de o informar;
(7) Whereas the technological and economic changes and their consequences for the labour market pose new challenges for higher education institutions and whereas, in view of the challenges of global competition as well as the ever increasing influx of students into higher education institutions, Member States face the task of organising their higher education systems and their relationships vis-à-vis State and society in
ways which respect existing academic standards, training objectives, quality standards, the autonomy and/or the independence - in terms of the relevant structures in each Member State - of higher education institutions,
...[+++]and the need to be accountable to and inform the public;(7) Considerando que as transformações tecnológicas e económicas e as suas consequências no mercado de trabalho lanç
am novos reptos aos estabelecimentos de ensino superior e que, por um lado, os desafios resultantes da abertura do mercado mundial e, por outro lado, o constante aumento do afluxo aos estabelecimentos de
ensino superior, obrigam os Estados-membros a enfrentar a tarefa de organizarem os seus sistemas de
ensino superior e as relações destes com o Estado e a sociedade por forma a que sejam respeitadas as normas académicas existentes, os objectivos de formação, os p
...[+++]adrões de qualidade, a autonomia e/ou a independência dos estabelecimentos de ensino superior, segundo as estruturas pertinentes de cada Estado-membro, bem como a necessidade de prestar contas ao público e de o informar.
(7) Whereas the technological and economic changes and their consequences for the labour market pose new challenges for higher education institutions and whereas, in view of the challenges of global competition as well as the ever increasing influx of students into higher education institutions, Member States face the task of organising their higher education systems and their relationships vis-à-vis State and society in
ways which respect existing academic standards, training objectives, quality standards, the autonomy and/or the independence - in terms of the relevant structures in each Member State - of higher education institutions,
...[+++]and the need to be accountable to and inform the public.Os sistemas acima referidos abrangem, nomeadamente, os seguintes aspectos: Incentivar o corpo docente e outro pessoal escolar a estabelecer laços mais estreitos com os pais e as comunidades locais, incluindo o mundo do trabalho; Realizar acções junto dos pais para dar resposta às necessidades detectadas, promovendo inclusive uma adequada participação dos mesmos nas actividades escolares; Prestar especial atenção às dificuldades da transição entre os d
iferentes níveis de ensino; Incentivar a criação de laços entre estabelecimentos de ensino superior ...[+++]e as escolas, a fim de promover uma maior presença nesse ensino dos alunos oriundos de grupos tradicionalmente sub- -representados; Promoção de laços entre os estabelecimentos de ensino e de formação e o mundo do trabalho.
Some of the principal elements of such schemes are: encouraging teachers and other staff to promote closer links with parents and local communities, including the world of work; action with parents in response to their identified needs and including their appropriate involvement in the work of the school; particular attention to the difficulties of transition between the different levels of school; encouraging third-level colleg
es to develop links with schools in order to promote greater participation at third level by students from groups that have traditionally been under represented; fostering links between educational and training in
...[+++]stitutions and the world of work.Centrada nas escolas (existem actualme
nte mais de 300.000 estabelecimentos de ensino pré-escolar, primário e secundário na Comunidade), um dos principais locais de contactos e intercâmbios entre os diferentes agentes do mundo da educação, e aplicada por intermédio de projectos e de uma rede de projectos de coooperação transnacionais, a acção comunitária no domínio da educação poderia articular-se nas seguintes bases: - favorecer a cooperação dos estabelecimentos escolares, mediante, designadamente, a mobilidade e o intercâmbio de jovens, a quem seriam assim fornecidas ocasiões para encontros e confrontos com ambientes diversificados; - s
...[+++]ensibilizar os professores e outros agentes educativos para a dimensão europeia da educação por ocasião da respectiva formação e encorajar, para este efeito, a cooperação e o intercâmbio entre institutos de formação de diferentes Estados-membros; - desenvolver o ensino das línguas, aumentando assim a mobilidade para outros países e a possibilidade de comunicar com outras culturas; para este fim, reforçar a acção comunitária com base na experiência adquirida no programa Lingua e encorajar o desenvolvimento de materiais e outros suportes pedagógicos; - encorajar uma maior exploração das possibilidades oferecidas pelo ensino à distância e os sistemas multimédia para ajudar os jovens a adaptar-se às evoluções profissionais ou eventuais reconversões, e facilitar a transferência dos conhecimentos; - promover a inovação pedagógica e a sua difusão, favorecendo a nível europeu o estabelecimento de redes de investigação que se debruçariam sobre as necessidades educativas e formativas e sobre as metodologias; estão previstas disposições nesse sentido na proposta para o IV Programa-Quadro de IDT da Comunidade; - reforçar os intercâmbios de informações e experiências sobre as metodologias e sistemas de educação dos Estados-membres, respectivas reformas e inovações desenvolvidas, aproveitando para o efeito a experiência considerável que representa ...
Centred on schools (there are more than 300 000 pre-school, primary and
secondary education establishments in the Community), which are one of the main places for exchanges and contacts between the various people involved in education, and implemented by means of projects and transnational cooperation networks, Community measures in the field of education could be based on the following points: - encouraging cooperation between education establishments by means of, for example, mobility and exchanges of young people, providing them with the opportunity to encounter different environments; - making teachers and other people involved in ed
...[+++]ucation more aware of the European dimension in education during their training and, to this end, encouraging cooperation and exchanges between training institutes in different Member States; - developing language teaching, thereby increasing mobility vis-à-vis other countries and the possibility of communicating with other cultures, strengthening Community action to this end on the basis of experience acquired through the Lingua programme, and encouraging the development of teaching materials; - encouraging greater exploitation of the possibilities offered by distance education and multimedia systems to help young people adapt to occupational developments or, where necessary, retraining, and facilitating the transfer of knowledge; - promoting educational innovations and their dissemination by encouraging the establishment at European level of networks of researchers into education and training requirements and methodologies; provisions to this end are set out in the proposal for the fourth framework programme of Community activities in the field of research and technological development; - strengthening exchanges of information and experience relating to the education systems and methodologies of Member States, their reforms and innovations, and thereby profiting from the considerable knowledge acquired through the work of the Euryd ...1. adaptar, quando necessário, o quadro regulamentar que rege o funcionamento dos estabelecimentos de ensino superior, com vista a desenvolver uma relação mais flexível entre cada estabelecimento e as autoridades do Estado-Membro responsáveis pela direcção estratégica dos sistemas de ensino superior, contribuindo assim para os modernizar e adaptar às necessidades de mudança da sociedade e para os responsabilizar pelas suas decisões;
1. adapting, where necessary, the regulatory framework within which higher education institutions operate, with a view to developing a more flexible relationship between individual institutions and Member State authorities responsible for the strategic direction of higher education systems, thereby helping them to modernise and adapt to the changing needs of society and to be accountable for their decisions;
Através de convites à apresentação de propostas lançadas no âmbito do programa, a Comunidade fornecerá nomeadamente uma ajuda financeira para a criação de Mestrados UE que associem pelo menos três estabelecimentos de ensino superior de três Estados-Membros diferentes, e que culminem com a concessão de diplomas duplos/múltiplos, de bolsas de estudos para estudantes de países terceiros e de parcerias com estabelecimentos de ensino superior de países terceiros.
By means of calls for proposals issued in the framework of the programme, the Community will provide financial assistance for the creation of EU masters courses involving at least three higher education institutions from three different Member States, and leading to the awarding of double or multiple degrees, scholarships for students from third countries and partnerships with third-country higher education institutions.
www.wordscope.pt (v4.0.br)
estabelecimento de ensino