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Lionel Stassar
Diretor do Departamento de Tradução

Office National de l'emploi (ONEM, Instituto da Segurança Social)
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Tradução de«estabelecimento de ensino » (Português → Inglês) :

TERMINOLOGIA
see also In-Context Translations below
estabelecimento de ensino [ escola | estabelecimento escolar ]

educational institution [ school | teaching institution ]


estabelecimento de ensino profissional

vocational training school


Programa de apoio às ações de cooperação para o desenvolvimento entre universidades e estabelecimentos de ensino superior da Europa e dos países terceiros mediterrânicos | Programa de apoio às ações de cooperação para o desenvolvimento entre universidades e estabelecimentos de ensino superior da Europa e dos países terceiros mediterrânicos (PTM) | MED-CAMPUS [Abbr.]

Programme to support development cooperation schemes between the universities and higher educational establishments of Europe and the Mediterranean non-member countries | Programme to support development cooperation schemes between the universities and higher educational establishments of Europe and the Mediterranean non-member countries (MNCs) | MED-CAMPUS [Abbr.]


organização interna dos estabelecimentos de ensino básico

primary school approaches | primary school processes | primary procedures | primary school procedures


inspecionar estabelecimentos de ensino

investigate education institutions | scrutinise education institutions | audit education institutions | inspect education institutions


organização interna dos estabelecimentos de ensino pós-secundário

post-secondary school methods | post-secondary school processes | post-secondary procedures | post-secondary school procedures


estabelecimentos de ensino | instituição educacional

educational institution


estabelecimento educacional [ instituição de ensino ]

educational institution




ensino profissional [ escola profissional ]

vocational education [ commercial school | technical school | vocational school | Vocational training(STW) | professional education(UNBIS) ]
IN-CONTEXT TRANSLATIONS
tipos de transação para as despesas das famílias: pagamentos aos estabelecimentos públicos (líquidos), pagamentos aos estabelecimentos privados (líquidos), pagamentos de bens e serviços de educação que não a estabelecimentos de ensino; facultativas: propinas pagas aos estabelecimentos por serviços auxiliares, pagamentos relativos a bens pedidos direta e indiretamente pelos estabelecimentos de ensino, pagamentos relativos a bens não diretamente necessários para participação, pagamentos para lições privadas,

types of transaction for expenditure of households: payments to public institutions (net), payments to private institutions (net), payments for educational goods and services other than to educational institutions; optional: fees paid to institutions for ancillary services, payments on goods requested directly or indirectly by educational institutions, payments on goods not directly needed for participation, payments for private tutoring,


2. O segundo Estado-Membro pode exigir que o estabelecimento de ensino superior no primeiro Estado-Membro, o estabelecimento de ensino superior no segundo Estado-Membro ou o estudante notifiquem as autoridades competentes do primeiro e do segundo Estados-Membros da intenção do estudante de realizar parte dos estudos no estabelecimento de ensino superior do segundo Estado-Membro.

2. The second Member State may require the higher education institution in the first Member State, the higher education institution in the second Member State or the student to notify the competent authorities of the first Member State and of the second Member State of the intention of the student to carry out part of the studies in the higher education institution in the second Member State.


2. O segundo Estado-Membro pode exigir que o estabelecimento de ensino superior no primeiro Estado-Membro, o estabelecimento de ensino superior no segundo Estado-Membro ou o estudante notifiquem as autoridades competentes do primeiro e do segundo Estados-Membros da intenção do estudante de realizar parte dos estudos no estabelecimento de ensino superior do segundo Estado-Membro.

2. The second Member State may require the higher education institution in the first Member State, the higher education institution in the second Member State or the student to notify the competent authorities of the first Member State and of the second Member State of the intention of the student to carry out part of the studies in the higher education institution in the second Member State.


(b) No âmbito do programa Erasmus (ensino superior) e do programa «Erasmus Mundus» (cooperação internacional no domínio ensino superior), o objetivo consiste em reforçar a excelência e a qualidade no Espaço Europeu do Ensino Superior e a sua capacidade de atração num contexto global, através do aumento da transparência e do reconhecimento de todas as suas qualificações de ensino superior, do aumento da mobilidade dos estudantes e do pessoal para fins de aprendizagem e mediante a cooperação e a promoção da qualidade de programas de diplomas conjuntos entre estabelecimentos de ensino ...[+++]

(b) In the field of Erasmus (higher education), and Erasmus Mundus (international cooperation in higher education), the Programme shall aim to strengthen excellence and quality in the European Higher Education Area and its attractiveness in a global context, through increased transparency and recognition of all its higher education qualifications, increased student and staff learning mobility and through cooperation and the promotion of the quality of joint degree programmes among higher education institutions of participating countries, as well as among higher education institutions ...[+++]


tipos de transação para as despesas das famílias: pagamentos aos estabelecimentos públicos (líquidos), pagamentos aos estabelecimentos privados (líquidos), pagamentos de bens e serviços de educação que não a estabelecimentos de ensino; facultativas: propinas pagas aos estabelecimentos por serviços auxiliares, pagamentos relativos a bens pedidos direta e indiretamente pelos estabelecimentos de ensino, pagamentos relativos a bens não diretamente necessários para participação, pagamentos para lições privadas,

types of transaction for expenditure of households: payments to public institutions (net), payments to private institutions (net), payments for educational goods and services other than to educational institutions; optional: fees paid to institutions for ancillary services, payments on goods requested directly or indirectly by educational institutions, payments on goods not directly needed for participation, payments for private tutoring,


c) b) «Estudante do ensino superior», o nacional de um país terceiro que tenha sido aceite por um estabelecimento de ensino superior e admitido no território de um Estado-Membro para frequentar, a título de atividade principal, um programa de estudos a tempo inteiro conducente à obtenção de um título do ensino superior reconhecido pelo Estado-Membro — nomeadamente, um diploma, um certificado ou um doutoramento — num estabelecimento de ensino superior, o que poderá abranger um curso de preparação para tais estudos nos termos da sua legislação nacional;

(c) (b)‘student’ means a third-country national accepted by an establishment of higher education and admitted to the territory of a Member State to pursue as his/her main activity a full-time course of study leading to a higher education qualification recognised by the Member State, including diplomas, certificates or doctoral degrees in an establishment of higher education, which may cover a preparatory course prior to such education according to its national legislation;


Os consórcios devem incluir, no mínimo, cinco estabelecimentos de ensino superior de, pelo menos, três países europeus e estabelecimentos de ensino superior de países não-UE.

Consortia must include a minimum of five higher education institutions from at least three European countries and higher education institutions from non-EU countries.


7. Exorta os Estados-Membros a modernizar e melhorar as suas políticas em matéria de educação física, principalmente para que haja um equilíbrio entre as actividades físicas e intelectuais durante o período escolar, a investir em instalações desportivas de qualidade nos estabelecimentos de ensino e nos centros de treino e a tomar as medidas adequadas para tornar as instalações desportivas dos estabelecimentos de ensino e os cursos desportivos neles ministrados acessíveis a todos os estudantes, incluindo os portadores de deficiência; sugere que seja dado apoio a uma vasta gama de actividades despo ...[+++]

7. Encourages Member States to modernise and improve their physical education policies - principally to ensure that a balance is struck between physical and intellectual activities in schools - to invest in quality sports facilities and take appropriate measures to make sports premises and sports curricula at schools accessible to all students, with proper regard being paid to the needs of disabled students; suggests that support is forthcoming for a wide range of sporting activities so that every student has a real opportunity to participate in different sports; calls on the Member States to support the requirement to increase the time ...[+++]


19. Exorta os Estados-Membros a modernizar e melhorar as suas políticas em matéria de educação física, principalmente para que haja um equilíbrio entre as actividades físicas e intelectuais durante o período escolar, a investir em instalações desportivas de qualidade nos estabelecimentos de ensino e nos centros de treino e a tomar as medidas adequadas para tornar as instalações desportivas dos estabelecimentos de ensino e os cursos desportivos neles ministrados acessíveis a todos os estudantes, incluindo os portadores de deficiência; sugere que seja dado apoio a uma vasta gama de actividades desp ...[+++]

19. Encourages Member States to modernise and improve their physical education policies - principally to ensure that a balance is struck between physical and intellectual activities in schools - to invest in quality sports facilities and take appropriate measures to make sports premises and sports curricula at schools accessible to all students, with proper regard being paid to the needs of disabled students; suggests that support is forthcoming for a wide range of sporting activities so that every student has a real opportunity to participate in different sports; calls on the Member States to support the requirement to increase the time ...[+++]


educador(a) em estabelecimentos de ensino especial e em centros de serviços sociais ("vychovávatel" v špeciálnych výchovných zariadeniach a v zariadeniach sociálnych sluÿieb") que corresponde a uma formação com uma duração total de pelo menos catorze anos, incluindo oito a nove anos de ensino básico, quatro anos num estabelecimento de ensino secundário especializado em pedagogia ou noutro estabelecimento de ensino secundário e dois anos de estudos pedagógicos suplementares, a tempo parcial.

educator at special educating facilities and at social service facilities ("vychovávatel" v špeciálnych výchovných zariadeniach a v zariadeniach sociálnych služieb"), which represents education of a total duration of at least 14 years, comprising 8/9 years of basic education, 4 years of study at secondary pedagogical school or at another secondary school and 2 years of supplementary part-time pedagogical study.


6. No caso dos diplomas concedidos em conformidade com os métodos mencionados no nº 5, o Estado-Membro em cujo território tem lugar a actividade de ensino terá o direito de aplicar a qualquer estabelecimento de ensino estabelecido no seu território que colabore com o estabelecimento de ensino que emite os diplomas e esteja estabelecido e reconhecido noutro Estado-Membro, os mesmos mecanismos que utiliza para controlar a qualidade do ensino universitário no seu território, fixando regras rigorosas no que diz respeito ao ensino e, de um modo geral, às condições de realização dos estudos, de forma a garantir um ensino universitário de eleva ...[+++]

6. In the case of diplomas awarded in accordance with the methods referred to in paragraph 5, the Member State in whose territory the educational activity takes place shall have the right to apply to any educational institution established in its territory which collaborates with the educational institution that issues the degrees and which is established and recognised in another Member State the same mechanisms as those it uses to control the quality of university education in its territory, by setting strict rules regarding teaching and, in general, the conditions of studies, so as to achieve high-quality university education.


«Estudante do ensino superior», o nacional de um país terceiro que tenha sido aceite por um estabelecimento de ensino superior e admitido no território de um Estado-Membro para frequentar, a título de actividade principal, um programa de estudos a tempo inteiro conducente à obtenção de um título do ensino superior reconhecido pelo Estado-Membro — nomeadamente, um diploma, um certificado ou um doutoramento — num estabelecimento de ensino superior, o que poderá abranger um curso de preparação para tais estudos nos termos da sua legislação nacional;

‘student’ means a third-country national accepted by an establishment of higher education and admitted to the territory of a Member State to pursue as his/her main activity a full-time course of study leading to a higher education qualification recognised by the Member State, including diplomas, certificates or doctoral degrees in an establishment of higher education, which may cover a preparatory course prior to such education according to its national legislation;


«Estudante do ensino superior», o nacional de um país terceiro que tenha sido aceite por um estabelecimento de ensino superior e admitido no território de um Estado-Membro para frequentar, a título de actividade principal, um programa de estudos a tempo inteiro conducente à obtenção de um título do ensino superior reconhecido pelo Estado-Membro — nomeadamente, um diploma, um certificado ou um doutoramento — num estabelecimento de ensino superior, o que poderá abranger um curso de preparação para tais estudos nos termos da sua legislação nacional.

‘student’ means a third-country national accepted by an establishment of higher education and admitted to the territory of a Member State to pursue as his/her main activity a full-time course of study leading to a higher education qualification recognised by the Member State, including diplomas, certificates or doctoral degrees in an establishment of higher education, which may cover a preparatory course prior to such education according to its national legislation.


Ao anexo D foram acrescentadas, para os Países Baixos, as formações ministradas nos estabelecimentos de ensino secundário profissional e as formações profissionais, bem como, para a Áustria, as formações ministradas nos estabelecimentos de ensino profissional superior, nos estabelecimentos de ensino superior no domínio da agricultura e da silvicultura, nas escolas de mestres-artesãos, nos cursos de mestres-artesãos e nas escolas de formação de artesãos no domínio da construção.

To Annex D training courses in Dutch colleges for intermediate vocational training and in the apprenticeship system were added as well as training courses in Austrian higher vocational schools, higher education establishments for agriculture and forestry, master schools, master classes and building craftsmen schools.


(7) Considerando que as transformações tecnológicas e económicas e as suas consequências no mercado de trabalho lançam novos reptos aos estabelecimentos de ensino superior e que, por um lado, os desafios resultantes da abertura do mercado mundial e, por outro lado, o constante aumento do afluxo aos estabelecimentos de ensino superior, obrigam os Estados-membros a enfrentar a tarefa de organizarem os seus sistemas de ensino superior e as relações destes com o Estado e a sociedade por forma a que sejam respeitadas as normas académicas existentes, os objectivos de formação, os p ...[+++]

(7) Whereas the technological and economic changes and their consequences for the labour market pose new challenges for higher education institutions and whereas, in view of the challenges of global competition as well as the ever increasing influx of students into higher education institutions, Member States face the task of organising their higher education systems and their relationships vis-à-vis State and society in ways which respect existing academic standards, training objectives, quality standards, the autonomy and/or the independence - in terms of the relevant structures in each Member State - of higher education institutions, ...[+++]


(7) Considerando que as transformações tecnológicas e económicas e as suas consequências no mercado de trabalho lançam novos reptos aos estabelecimentos de ensino superior e que, por um lado, os desafios resultantes da abertura do mercado mundial e, por outro lado, o constante aumento do afluxo aos estabelecimentos de ensino superior, obrigam os Estados-membros a enfrentar a tarefa de organizarem os seus sistemas de ensino superior e as relações destes com o Estado e a sociedade por forma a que sejam respeitadas as normas académicas existentes, os objectivos de formação, os p ...[+++]

(7) Whereas the technological and economic changes and their consequences for the labour market pose new challenges for higher education institutions and whereas, in view of the challenges of global competition as well as the ever increasing influx of students into higher education institutions, Member States face the task of organising their higher education systems and their relationships vis-à-vis State and society in ways which respect existing academic standards, training objectives, quality standards, the autonomy and/or the independence - in terms of the relevant structures in each Member State - of higher education institutions, ...[+++]


Os sistemas acima referidos abrangem, nomeadamente, os seguintes aspectos: Incentivar o corpo docente e outro pessoal escolar a estabelecer laços mais estreitos com os pais e as comunidades locais, incluindo o mundo do trabalho; Realizar acções junto dos pais para dar resposta às necessidades detectadas, promovendo inclusive uma adequada participação dos mesmos nas actividades escolares; Prestar especial atenção às dificuldades da transição entre os diferentes níveis de ensino; Incentivar a criação de laços entre estabelecimentos de ensino superior ...[+++]

Some of the principal elements of such schemes are: encouraging teachers and other staff to promote closer links with parents and local communities, including the world of work; action with parents in response to their identified needs and including their appropriate involvement in the work of the school; particular attention to the difficulties of transition between the different levels of school; encouraging third-level colleges to develop links with schools in order to promote greater participation at third level by students from groups that have traditionally been under represented; fostering links between educational and training in ...[+++]


Centrada nas escolas (existem actualmente mais de 300.000 estabelecimentos de ensino pré-escolar, primário e secundário na Comunidade), um dos principais locais de contactos e intercâmbios entre os diferentes agentes do mundo da educação, e aplicada por intermédio de projectos e de uma rede de projectos de coooperação transnacionais, a acção comunitária no domínio da educação poderia articular-se nas seguintes bases: - favorecer a cooperação dos estabelecimentos escolares, mediante, designadamente, a mobilidade e o intercâmbio de jovens, a quem seriam assim fornecidas ocasiões para encontros e confrontos com ambientes diversificados; - s ...[+++]

Centred on schools (there are more than 300 000 pre-school, primary and secondary education establishments in the Community), which are one of the main places for exchanges and contacts between the various people involved in education, and implemented by means of projects and transnational cooperation networks, Community measures in the field of education could be based on the following points: - encouraging cooperation between education establishments by means of, for example, mobility and exchanges of young people, providing them with the opportunity to encounter different environments; - making teachers and other people involved in ed ...[+++]


1. adaptar, quando necessário, o quadro regulamentar que rege o funcionamento dos estabelecimentos de ensino superior, com vista a desenvolver uma relação mais flexível entre cada estabelecimento e as autoridades do Estado-Membro responsáveis pela direcção estratégica dos sistemas de ensino superior, contribuindo assim para os modernizar e adaptar às necessidades de mudança da sociedade e para os responsabilizar pelas suas decisões;

1. adapting, where necessary, the regulatory framework within which higher education institutions operate, with a view to developing a more flexible relationship between individual institutions and Member State authorities responsible for the strategic direction of higher education systems, thereby helping them to modernise and adapt to the changing needs of society and to be accountable for their decisions;


Através de convites à apresentação de propostas lançadas no âmbito do programa, a Comunidade fornecerá nomeadamente uma ajuda financeira para a criação de Mestrados UE que associem pelo menos três estabelecimentos de ensino superior de três Estados-Membros diferentes, e que culminem com a concessão de diplomas duplos/múltiplos, de bolsas de estudos para estudantes de países terceiros e de parcerias com estabelecimentos de ensino superior de países terceiros.

By means of calls for proposals issued in the framework of the programme, the Community will provide financial assistance for the creation of EU masters courses involving at least three higher education institutions from three different Member States, and leading to the awarding of double or multiple degrees, scholarships for students from third countries and partnerships with third-country higher education institutions.